Quatro crianças, com idades entre 4 e 10 anos, foram resgatadas pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (22) em Jaú (SP), após uma denúncia de abandono. Segundo a PM, ao chegar no local, os policiais foram recebidos por uma menina de 8 anos que relatou estar cuidando dos irmãos sozinha.
Dentro do imóvel, estavam ainda um menino de 10 anos, que é autista, e duas meninas de 4 e 6 anos. Um bebê de 1 ano havia sido deixado aos cuidados de uma vizinha, que informou não saber que as outras crianças estavam sozinhas.
De acordo com o boletim de ocorrência, as crianças viviam em condições precárias de higiene e sem alimentação adequada. A menina de 8 anos contou aos policiais que havia preparado arroz, o único alimento disponível na casa, para alimentar os irmãos, que estavam com fome.
Comovidos com a situação, os policiais pediram pizzas para as crianças e permaneceram no local por mais de três horas aguardando a chegada da responsável, enquanto tentavam contato com o Conselho Tutelar.
Quando a mãe das crianças retornou, ela afirmou ter saído para visitar uma amiga. Diante da gravidade do caso, a conselheira tutelar decidiu pela retirada temporária da guarda, entregando os menores à avó materna.
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a mulher foi presa em flagrante pelo crime de abandono de incapaz. O caso segue sob acompanhamento do Conselho Tutelar de Jaú.