Offline
Equipe de Robótica do Sesi Ourinhos Conquista Título Inédito e Vai Representar o Brasil em Mundial
Por Moisés Moura
Publicado em 22/10/2025 11:12
Região

A equipe de robótica do Sesi Ourinhos (SP) conquistou um título inédito na categoria ensino médio durante o torneio RoboCup Brasil, realizado em Vitória (ES) entre os dias 13 e 19 de outubro. Com a vitória, o time garantiu uma vaga no mundial de robótica, que será realizado na Coreia do Sul em julho de 2026.

O time é formado pelos alunos do primeiro ano Talles Leandro Pedroso, Miguel Maximos Ramos, Lucas Miranda de Souza e Giovanna Bueno de Souza, sob orientação do técnico Murilo Rodrigues Foz.

Durante a competição, que reuniu diversas categorias, os alunos precisavam desenvolver dois robôs autônomos capazes de jogar futebol, rastreando a bola e tomando decisões sozinhos, sem intervenção humana. A equipe que marcasse mais gols era a vencedora.

Para o técnico Murilo, a conquista é resultado do empenho e dedicação de todos dentro da instituição, referência em educação tecnológica e inovação. A robótica faz parte do currículo desde o 1º ano do ensino fundamental em todas as unidades do Sesi, e os alunos são incentivados a participar de competições desde cedo.

“É uma conquista que tem um significado muito especial. Ter começado aqui como aluno e, hoje, poder orientar uma equipe campeã nacional é motivo de muito orgulho. Ver nossos alunos alcançando resultados tão expressivos mostra que estamos no caminho certo, formando jovens preparados para transformar o futuro”, destacou Murilo.

O aluno Talles Leandro Pedroso, de 16 anos, comentou sobre a experiência:

“A competição foi incrível, Vitória é uma cidade maravilhosa e, com o trabalho em conjunto da nossa equipe, conseguimos nos consagrar campeões. Acabamos de ter uma recepção na escola, todos muito animados e orgulhosos, nossos pais estavam com muita saudade.”

Questionado sobre os planos para o mundial, Talles afirmou:

 

“Para o ano que vem é trabalhar o triplo, porque o Mundial é muito complicado. As equipes internacionais são muito fortes, mas vamos dar nosso máximo para conseguir um resultado para o Brasil.”

Comentários
Comentário enviado com sucesso!