Um filhote de onça-parda, com aproximadamente um mês de vida, foi resgatado ferido no meio de uma plantação de cana-de-açúcar na zona rural de Cerqueira César (SP). O animal foi encontrado por trabalhadores durante a colheita e levado ao Hospital Veterinário da Unesp de Botucatu, referência nacional no atendimento a animais silvestres.
Segundo o veterinário Gabriel Corrêa de Camargo, do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), o filhote apresentava ferimentos graves, possivelmente causados por uma colheitadeira de cana. Ele passou por cirurgia devido às fraturas e segue em recuperação. “Por ser muito jovem, ainda é totalmente dependente da mãe e não teria condições de sobreviver sozinho na natureza”, afirmou.
Os especialistas acreditam que o filhote tenha se perdido da mãe durante uma caçada, ficando vulnerável. No Cempas, recebe acompanhamento veterinário intensivo. “Recebemos todo tipo de animal silvestre. Nesta época do ano, com a primavera e as queimadas, muitos chegam feridos, queimados ou atropelados”, explicou o veterinário.