O relatório Observando os Rios, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, apontou que a qualidade da água do Rio Tietê em Barra Bonita (SP) foi classificada como regular em todos os meses de 2025. O estudo é realizado anualmente em diversos pontos do estado de São Paulo e divulgado no Dia do Rio Tietê, celebrado nesta segunda-feira (22).
Segundo os dados, a maioria dos pontos analisados no estado apresentou índices entre regular (61,8%), ruim (27,3%) e péssima (9,1%). A análise considera o Índice de Qualidade da Água (IQA), que leva em conta parâmetros como oxigênio dissolvido, coliformes fecais, turbidez, fosfato, nitrato e pH, classificando os rios em cinco categorias: ótima, boa, regular, ruim e péssima.
Em 2024, o relatório também monitorava o Rio Tietê em Botucatu, onde a qualidade da água havia sido classificada como boa. No entanto, esse ponto deixou de constar a partir de maio do mesmo ano.

Projeto premiado
Em Barra Bonita, a coleta e análise da água são realizadas por estudantes do Colégio Sesi, que tiveram destaque em 2025 ao serem premiados em uma competição de robótica nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um coletor ecológico de amostras de água, inovador, sustentável e de baixo custo.
O equipamento foi criado no laboratório da escola e testado diretamente no trecho do Rio Tietê que corta a cidade, permitindo separar com mais precisão amostras de água e de fitoplâncton.