A Câmara Municipal de São Manuel aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2025, que concede o Título de Cidadão Emérito ao Subtenente Idogianderson Moraes da Silva. A homenagem será entregue em sessão solene, em data a ser definida pela Mesa Diretora do Legislativo.
Nascido em Belém (PA), em 17 de junho de 1981, Idogianderson é filho de Idogimar Batista da Silva e Rosana Moraes da Silva. Sua trajetória militar começou em 1998, quando ingressou na Marinha do Brasil, após aprovação no concurso da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. No ano seguinte, foi promovido à graduação de Marinheiro e classificado na antiga Corveta Angostura, em Belém.

Em 2000, prestou concurso para a Escola de Sargentos das Armas (ESSA), em Três Corações (MG), incorporando ao Exército em janeiro de 2001. No mesmo ano, foi promovido a 3º Sargento da Arma de Comunicações, iniciando uma carreira que inclui passagens por diversas unidades militares do país, como a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá (PA), e o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém.

Com uma trajetória marcada por funções de destaque, Idogianderson atuou ainda no 41º Centro de Telemática, no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RS) e na Escola de Comunicações, em Brasília, onde exerceu o cargo de monitor do Curso de Telegrafia. Em 2016, foi designado para compor a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), experiência que acrescentou relevância internacional à sua carreira.
No decorrer dos anos, desempenhou funções estratégicas no Comando do Exército e no Ministério da Defesa, incluindo atuação no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Belém. Em janeiro de 2023, voltou ao Núcleo do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva, também na capital paraense.
Promovido a Subtenente em junho de 2024, assumiu em São Manuel o cargo de Chefe de Instrução e Instrutor do Tiro de Guerra 02-039, função que o aproximou diretamente da comunidade local.
Ao longo da carreira, acumulou formações no Brasil e no exterior. Entre elas, destacam-se o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (2012), o Curso de Habilitação ao Quadro de Auxiliares de Oficiais (2023), especialização em Inteligência Militar (2015), cursos em operações de paz, selva, telegrafia, georreferenciamento e pilotagem de drones. Também possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Pará (2008) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011).

O Subtenente é proficiente em inglês, espanhol e italiano (nível B1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência) e recebeu diversas condecorações, como a Medalha do Pacificador (2020), a Medalha das Nações Unidas pela missão no Haiti (2017) e as Medalhas de Serviço Amazônico em bronze, prata e ouro, além das Medalhas Militares de bronze e prata.
Casado com Tâmara Karime, é pai de Thaynara e Idogianderson Júnior.
Segundo os autores da proposta, vereadores Jacó Ferreira dos Santos e Paulo Roberto Zapparoli, a homenagem reconhece a trajetória militar, a dedicação à formação de jovens são-manuelenses e os relevantes serviços prestados como instrutor do Tiro de Guerra do município.