Offline
Defesa Civil emite alerta severo de baixa umidade para 466 cidades do interior de SP
Por Moisés Moura
Publicado em 11/09/2025 06:33
São Manuel

Na tarde desta quarta-feira (10), celulares de moradores de várias regiões do interior paulista voltaram a receber um alerta severo da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A notificação, disparada por volta das 13h20, reforçou os cuidados diante da baixa umidade do ar e do risco de queimadas — o segundo aviso em apenas três dias.

De acordo com o comunicado, moradores das regiões de Presidente Prudente, Bauru, Ourinhos e Botucatu deveriam redobrar a atenção com a saúde, bebendo mais água e evitando qualquer prática que pudesse provocar incêndios. O alerta teve validade até as 19h desta quarta-feira.

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet/Unesp), os índices de umidade relativa do ar ficaram em níveis críticos: Presidente Prudente (9%), Tupã (10%), Marília (11%), Botucatu (12%), Bauru (13%) e Ourinhos (14%). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda índices entre 40% e 60% para condições adequadas de conforto.

Este já é o terceiro alerta severo emitido pela Defesa Civil em 2025, com índices abaixo de 12%, por meio do sistema Cell Broadcast. Ao todo, a mensagem foi enviada a moradores de 466 dos 645 municípios paulistas, abrangendo regiões como Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca e Itapeva.

A ação faz parte da Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem.

 

A baixa umidade potencializa o risco de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!