Pratânia realizou a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social com a participação de usuários dos serviços, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros municipais. O evento teve como objetivo discutir e propor diretrizes para o fortalecimento da política pública de assistência social no município.
A abertura foi conduzida pelo Diretor de Turismo, Murilo Vieira, que também participou da composição da mesa de autoridades. A cerimônia contou com uma apresentação do Grupo da Melhor Idade.
A palestra magna foi ministrada por Elaine Conti, profissional do SUAS da cidade de Botucatu, que abordou os cinco eixos temáticos da conferência:

-
Universalização do acesso ao SUAS, com respeito às diversidades;
-
Aperfeiçoamento do SUAS, com inovação, gestão descentralizada e valorização dos profissionais;
-
Integração de benefícios e serviços, voltada à proteção social, segurança de renda e inclusão social;
-
Gestão democrática e comunicação no SUAS, com ênfase na informação acessível e na participação social;
-
Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os temas e elaborar propostas, que foram posteriormente apresentadas e submetidas à votação.

A conferência também definiu os representantes de Pratânia para a etapa estadual. Pelo poder público, foi eleita Nair de Oliveira Carvalho, com Maria Célia como suplente. Pela sociedade civil, foram eleitas Thaís Cristina Silva (trabalhadores do SUAS), com 45 votos, e Maria Eduarda Biondan Vassoler (entidades do município), com 13 votos, como suplente.