Nos dias 16 e 17 de maio, São Manuel se prepara para celebrar um marco histórico: os 100 anos da canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus e da fundação do Santuário erguido em sua homenagem. Considerado o primeiro e maior da América Latina dedicado à santa, o Santuário de Santa Teresinha é um dos mais importantes símbolos religiosos e culturais da cidade.
A história do Santuário começa pouco depois da posse de Dom Carlos Duarte Costa como bispo da Diocese de Botucatu, em 1º de fevereiro de 1925. Foi ele quem lançou a ideia da construção do templo em honra à recém-canonizada Santa Teresinha. O local escolhido para abrigar o Santuário foi um antigo cemitério, o que evitou grandes desapropriações.

A pedra fundamental foi lançada solenemente no dia 17 de maio de 1925, exatamente na data da canonização de Santa Teresinha em Roma. Décadas depois, no dia 24 de outubro de 1962, ocorreu uma cerimônia de reinauguração, após a conclusão de importantes reformas.

Além de sua grandiosidade arquitetônica e importância religiosa, o Santuário abriga uma relíquia especial: a urna com os restos mortais de Santa Teresinha, tornando-se um destino de peregrinação e fé para fiéis de todo o Brasil.
Durante a celebração do centenário, o Santuário abrirá suas portas com uma programação especial que inclui missas, procissões, momentos de oração e homenagens à padroeira das missões. A expectativa é receber centenas de devotos e turistas, reafirmando o papel do Santuário como um dos principais templos religiosos da América Latina.