Na manhã desta terça-feira (29), a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Manuel foi acionada pelo telefone 199 após uma denúncia de maus-tratos a animais no bairro Aparecida. Segundo o chamado, um homem em estado alterado estaria agredindo violentamente dois cães com uma barra de ferro em uma borracharia da região.
Diante da gravidade do caso, equipes da GCM se dirigiram imediatamente ao local. Ao chegarem, constataram que o suspeito havia fugido, mas os cães feridos já estavam recebendo socorro do proprietário do estabelecimento.

Durante patrulhamento e com base nas características do autor repassadas por testemunhas, os guardas localizaram o homem nas proximidades de sua residência, no bairro Cecap. Ao ser abordado, ele confessou o ato, alegando ter usado a barra de ferro para separar uma briga entre os animais.
O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Delegacia de Polícia de São Manuel. A prisão foi ratificada com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), por maus-tratos a animais.
Segundo informações veterinárias, um dos cães sofreu traumatismo craniano e fratura no fêmur, sendo entubado e com cirurgia marcada para a próxima segunda-feira no Hospital Veterinário da Unesp. O segundo animal teve uma das patas fraturadas e passará por cirurgia nesta quarta-feira (30).