Itatinga, SP – 22 de abril de 2025 – A Polícia Civil de Itatinga deflagrou nesta terça-feira a Operação Ferroada, uma ação estratégica para combater a instalação clandestina de apiários em propriedades rurais do município. A ofensiva mobilizou diversas forças de segurança e vigilância sanitária e resultou na fiscalização de seis fazendas, onde foram encontrados apiários irregulares em funcionamento.

A operação teve o apoio do Grupo de Investigações em Área Rural (GIAR) de Itatinga, da Guarda Civil Municipal e da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo. Os locais fiscalizados incluíram as fazendas Bromado, Santa Irene, Santa Adelaide, Avaré I, Campos dos Veados e Invernadinha.

Segundo as autoridades, os apiários estavam instalados sem o conhecimento ou autorização dos proprietários das terras, além de operarem sem as licenças exigidas pelos órgãos sanitários, o que representa risco à segurança agropecuária e à saúde de abelhas legalmente registradas.

Durante a ação, três autos de infração foram lavrados por falta de cadastro de apicultores junto à Defesa Agropecuária, além de um auto por transporte irregular de abelhas, sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para este tipo de atividade.

Além das ações voltadas à apicultura ilegal, os agentes também realizaram blitze nas estradas rurais, fiscalizando veículos, passageiros e cargas como forma de prevenir outros crimes. A operação contou com tecnologia de comunicação via satélite embarcada em viatura da Guarda Civil Municipal, o que possibilitou consultas em tempo real aos sistemas policiais e da Defesa Agropecuária.

A operação foi coordenada pelo delegado Dr. Antenor de Jesus Zeque, da Delegacia de Polícia de Itatinga, sob o comando do Deinter 7 (Sorocaba) e da Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu. Também participaram da operação os policiais civis Luciano e Glauco (GIAR), os GCMs Edilton (diretor), Targino (comandante), Gomes e Miranda, além dos representantes da Defesa Agropecuária Antônio Carlos Vieira (Técnico de Apoio Agropecuário) e Guilherme Shin Iwamoto Haga (Médico Veterinário Oficial).
A Polícia Civil informou que novas ações como esta estão previstas no plano de proteção à atividade rural e à segurança sanitária dos apiários em Itatinga.