O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco aos 88 anos. O pontífice faleceu às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 no horário local. Ele estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões e havia passado cerca de 40 dias internado antes do falecimento.
Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e ocupou o cargo máximo da instituição por quase 12 anos. Seu pontificado começou em 13 de março de 2013, quando foi eleito durante o segundo dia do conclave, após a renúncia do Papa Bento XVI. Ele foi o primeiro papa latino-americano da história, o primeiro jesuíta a ocupar o trono de Pedro e o primeiro da era moderna a suceder um papa que abdicou.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco marcou seu pontificado por uma postura pastoral voltada aos pobres, aos marginalizados e às causas sociais. Sua liderança foi considerada transformadora e corajosa dentro da Igreja.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, declarou o comunicado oficial do Vaticano.