A Polícia Civil, por meio do Grupo de Investigações em Área Rural (GIAR), intensificou as ações de investigação e prevenção aos crimes no campo, especialmente nos municípios de Itatinga, São Manuel e Areiópolis.
Durante o final de semana, as equipes realizaram diligências com o objetivo de coletar imagens de câmeras de segurança e outros vestígios que possam ajudar na identificação dos responsáveis por furtos de tratores ocorridos em Itatinga e São Manuel. Além do trabalho investigativo, o GIAR também ampliou, nesta semana, as ações preventivas nas regiões com maior incidência criminal.

De acordo com a Polícia Civil, novas operações conjuntas devem ser realizadas nos próximos dias, com o objetivo de garantir a tranquilidade de moradores e empresários do setor rural.
Desde o início de 2025, a Delegacia de Itatinga já registrou seis furtos em propriedades rurais, incluindo o furto de um trator Valtra na região do distrito do Lobo. O dado chama atenção, já que desde 2017 não eram registrados furtos de tratores ou roubos em áreas rurais do município, o que reflete a eficácia do trabalho do GIAR.
Itatinga segue entre os municípios mais seguros do estado de São Paulo, com destaque para sua área rural, que tem recebido atenção especial das forças de segurança.