Na noite de 17 de março de 2025, a Sra. Diva Aparecida Benatti Negrini foi homenageada com o Título de Cidadã Benemérita de São Manuel. A honraria foi concedida pelo ex-presidente da Câmara, vereador Pedro Luiz Biandan, que destacou, em um discurso emocionante, a trajetória de vida e dedicação de Diva à comunidade são-manuelense.
"Diva Benatti representa o verdadeiro significado de resiliência e dedicação. Desde sua chegada a São Manuel, em 1985, tornou-se uma referência na área de corte e costura, formando centenas de mulheres e auxiliando na promoção da independência financeira de diversas famílias", ressaltou Biandan.
Natural de Mogi Mirim/SP, Diva Benatti nasceu em 7 de março de 1952 e, desde cedo, demonstrou talento para a costura. Aos 12 anos, conquistou o primeiro lugar em um concurso de confecção, sendo premiada com uma máquina de costura. Aos 17 anos, casou-se com Darci Pereira, com quem teve cinco filhos: Wendel e Jussara, que já partiram, e Sulliem, Márjorie e Ipojucan.

Em 1991, Diva ingressou no SENAI, onde atuou por 12 anos ministrando cursos gratuitos de corte e costura oferecidos pela Prefeitura Municipal, impactando positivamente a vida de muitas mulheres. Mesmo após ficar viúva em 1990, seguiu firme em sua profissão, garantindo o sustento e a educação dos filhos, que tiveram a oportunidade de estudar em instituições de ensino superior.
"Foi sentada à frente de uma máquina de costura que Diva exerceu os papéis de pai e mãe para seus filhos. Com seu talento e dedicação, não apenas construiu sua família, mas também ajudou a fortalecer e unir a comunidade", enfatizou o vereador Biandan.
Além de sua atuação como costureira, desde 2016 Diva organiza, com recursos próprios e apoio da comunidade, uma tradicional festa em frente à sua residência, na COHAB 3. O evento, realizado anualmente em dezembro, oferece comida, doces e refrigerantes, reunindo moradores em um momento de confraternização e solidariedade.
"Essa homenagem é um reconhecimento por seu legado e sua inestimável contribuição à nossa cidade. Diva Benatti é um exemplo de força e amor ao próximo", concluiu Biandan.
A solenidade ocorreu no Plenário "Alberto Pampado" e reuniu familiares, amigos e membros da comunidade, que celebraram a merecida homenagem à costureira que deixou sua marca na história de São Manuel.