Na tarde deste domingo (23), um caso de maus-tratos contra um animal foi registrado no estacionamento do Shopping Botucatu. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada via COI (Centro de Operações e Inteligência) para atender a ocorrência de um cachorro preso dentro de um veículo fechado, com apenas pequenas frestas no vidro.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o cão, de pequeno porte, visivelmente enfraquecido. A equipe realizou manobras para abrir o carro pelo porta-malas e conseguiu resgatar o animal. Imediatamente, forneceram água ao cachorro e solicitaram o apoio do Canil Municipal.
A veterinária Fernanda, presente no local, constatou sinais claros de maus-tratos e prestou os primeiros socorros ao animal, que não corre mais risco de vida. Cerca de 40 minutos após a chegada da GCM, o proprietário do veículo, identificado como Aguinaldo, apareceu no local e alegou que havia deixado o animal no carro porque "seria uma breve parada".
Diante dos fatos, a Autoridade Policial determinou a prisão em flagrante de Aguinaldo com base no artigo 32 da Lei 9.605, que trata de crimes ambientais relacionados a maus-tratos contra animais.
O caso segue em investigação, e o cão está sob os cuidados do Canil Municipal.