A Prefeitura de São Manuel emitiu um comunicado informando sobre o aumento expressivo no número de casos positivos de Covid-19 no município. De acordo com a publicação, nos dez primeiros dias de fevereiro de 2025, foram registradas aproximadamente 69 notificações, sendo 35 delas casos confirmados da doença.
"Orientamos que todos os pacientes sintomáticos com quadro respiratório agudo, apresentando pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação, acompanhamento e realização do teste rápido de Covid-19", informou a Prefeitura.
Diante do cenário, o uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios é recomendado para evitar a propagação do vírus e possíveis complicações em pacientes com comorbidades. Além disso, a Prefeitura reforça a necessidade de a população-alvo atualizar a carteira de vacinação contra a Covid-19.
Fatores de Risco
A administração municipal também alertou sobre os fatores de risco associados à forma grave da doença, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a publicação, fazem parte do grupo de risco:
-
Pessoas com mais de 60 anos;
-
Portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, doença pulmonar crônica, doença vascular, demência, transtornos mentais, doença renal crônica, imunossupressão (incluindo HIV), obesidade e câncer;
-
Gestantes ou mulheres em período pós-parto com fatores de risco como idade acima de 35 anos, obesidade e doenças crônicas;
-
Tabagistas;
-
Pessoas não vacinadas contra a Covid-19.
Por fim, a Prefeitura assegurou que todas as unidades de saúde estão equipadas com testes rápidos para a doença e contam com profissionais capacitados para a realização dos exames. "Informamos também que todas as unidades de saúde possuem testes rápidos para Covid-19 e profissionais capacitados para a realização dos mesmos", destacou o comunicado oficial.