Offline
São Paulo pode bater recorde de calor nesta semana com temperaturas de até 35°C
Publicado em 10/02/2025 06:32
Previsão do Tempo

Enquanto a forte onda de calor que atinge o Sul do Brasil persiste até a próxima quarta-feira (12), uma nova massa de ar quente pode estabelecer recordes de temperatura no Sudeste e no Nordeste entre os dias 12 e 18 de fevereiro, segundo a Climatempo.

O fenômeno deve elevar as temperaturas a patamares extremos, podendo atingir os 40°C em diversas regiões, incluindo o Grande Rio, áreas de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí. Mesmo com a previsão de temperaturas entre 3 e 5 °C acima da média climatológica para fevereiro, capitais como São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA) não entram na classificação de onda de calor. No entanto, diversas áreas estão incluídas, como o Vale do Paraíba (SP), a Serra da Mantiqueira (SP/MG), o litoral norte paulista, a zona da Mata Mineira, o centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, todo o estado do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória, além do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior de Pernambuco.

Recordes de temperatura no Sudeste A Climatempo prevê que capitais do Sudeste podem registrar novos recordes de calor ao longo da semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as temperaturas podem atingir seus maiores índices entre quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Já Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) têm maior probabilidade de quebra de recordes entre quinta (14) e sexta-feira (15). Na capital paulista e em Belo Horizonte, a previsão indica máximas de aproximadamente 35°C. Em Vitória (ES), as temperaturas podem chegar a 37°C. Já no Rio de Janeiro, os termômetros podem marcar até 39°C até o final da semana, consolidando a cidade como uma das mais quentes do país nesse período.

Os meteorologistas alertam para os riscos associados ao calor extremo, como desidratação e agravamento de problemas de saúde, recomendando hidratação constante e a redução da exposição ao sol nos horários mais quentes do dia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!