Offline
Exclusivo: Moradora do Ouro Verde Inicia Fake News sobre Saúde com Apoio de Página no Facebook e Apaga Postagem Após Repercussão
Publicado em 08/02/2025 11:33
São Manuel

Uma reportagem exclusiva da TV São Manuel Conectado apurou detalhes sobre uma suposta denúncia divulgada nas redes sociais, que alegava uma dívida da Prefeitura com a Irmandade Casa Pia São Vicente de Paulo, hospital da cidade. A informação foi rapidamente disseminada, causando preocupação na população. No entanto, a investigação da equipe de jornalismo revelou que se tratava de uma fake news.

Além disso, a publicação inicial, feita por uma mulher identificada pelas iniciais A.C., moradora do bairro Ouro Verde, utilizou indevidamente uma foto do hospital, pertencente ao fotógrafo Moisés Moura, que trabalha como produtor na TV São Manuel Conectado. A imagem, que tem direitos autorais, foi usada sem autorização para propagar a falsa informação. Em nota, a TV São Manuel Conectado manifestou que não autorizou o uso indevido da imagem para fins jornalísticos em uma página que estava disseminando fake news.

Hoje pela manhã, a página responsável apagou a publicação.

A postagem indicava ser de uma funcionária do hospital, replicada por outra página com viés político, mas a investigação constatou que a mulher não trabalha na instituição, evidenciando a falsidade da informação. A postagem foi compartilhada diversas vezes, amplificando a desinformação.

Na mesma noite de sexta-feira (07), a Diretoria de Saúde de São Manuel divulgou uma nota oficial desmentindo a fake news e negando qualquer inadimplência da Prefeitura com o hospital. No comunicado, a Diretoria reforçou que a responsabilidade pelo pagamento dos funcionários é exclusiva da instituição hospitalar e que os repasses municipais são destinados aos atendimentos prestados, sendo feitos com verba federal, a qual ainda não havia sido recebida naquele mês.

A Diretoria de Saúde de São Manuel vem a público manifestar repúdio e solicitar explicações sobre notícias inverídicas publicadas. Ressaltamos que a responsabilidade pela folha de pagamento dos colaboradores do hospital é única e exclusivamente da instituição. O repasse realizado pela Prefeitura refere-se aos atendimentos prestados e é feito com verba federal, que ainda não foi recebida neste mês", declarou a nota oficial.

A Diretoria ainda classificou a postagem como desinformação e afirmou que medidas judiciais serão tomadas contra os responsáveis. "A postagem acima não reflete a realidade dos fatos e serve para desinformar a população. Por se tratar de fake news, serão tomadas as providências cabíveis", enfatizou.

A Irmandade Casa Pia, administração do hospital, também se pronunciou sobre o caso e reforçou que a Prefeitura de São Manuel está em dia com os repasses.

"O hospital vem a público esclarecer que a notícia veiculada por uma mídia social não condiz com a realidade. A Prefeitura está rigorosamente em dia com esta instituição, que tem pleno conhecimento sobre os repasses oriundos do governo federal. Solicita-se que, por se tratar de informação inverídica e difamatória, essa notícia seja retirada imediatamente do ar para que não sejam necessárias medidas judiciais", concluiu a nota.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!