Uma operação realizada pelos Policiais Civis da Delegacia de Proteção Animal da Delegacia Seccional de Botucatu (DEPA) resultou no resgate de oito pássaros silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente no Condomínio Cachoeirinha 4. A ação ocorreu após uma denúncia anônima de crime ambiental, feita por meio do disque-denúncia.

Durante as diligências, os investigadores confirmaram a veracidade da denúncia e localizaram os pássaros em três apartamentos do condomínio. Os responsáveis foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Botucatu, onde foram tomadas as providências cabíveis conforme os Termos Circunstanciados relacionados ao artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.


Os pássaros selvagens foram devolvidos ao seu habitat natural na área de mata da Serra de Botucatu, enquanto os demais foram encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens de Botucatu para avaliação e cuidados necessários. A operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar Ambiental.