Uma imagem registrada nesta quinta-feira (5) no Posto de Saúde Raphael Lhamas Franco, na Cohab 3, em São Manuel, gerou comoção e repercussão nas redes sociais. A foto mostra uma mãe e sua filha sentadas no chão da unidade, aguardando atendimento.
Segundo relatos, ambas chegaram ao local antes das 7h da manhã para uma consulta eventual, mas até as 10h ainda não haviam sido atendidas. A criança, que deveria estar na escola ao meio-dia, estava com fome, enquanto a mãe, que se recupera de uma cirurgia recente e ainda possui pontos, também aguardava em condições precárias.
A reportagem tentou contato com a Diretoria de Saúde e com a coordenação do Posto de Saúde Dr. Raphael Lhamas Franco. No entanto, as ligações à Diretoria não foram atendidas, e a responsável pela unidade se recusou a comentar, afirmando que “não daria entrevista”.
Controvérsias e Relatos
De acordo com a mãe da criança, o atendimento prioritário foi dado a pacientes agendados, deixando os casos eventuais para o final. Ela também alegou que outros pacientes passaram à frente na fila, deixando-a como a última a ser atendida, mesmo após horas de espera.