Neste domingo (15/9), a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que há oito focos ativos de incêndio nas cidades de Amparo, Bananal, Caconde, Castilho, Espírito Santo do Pinhal, Itirapuã, Mococa e Pederneiras. Ao todo, 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas.
Durante a manhã, o estado enfrentava 11 focos de incêndio. Além das localidades com incêndios ativos no momento (exceto Pederneiras), as cidades de Brotas, Campinas/Morungaba (Pico das Cabras), Campo Limpo Paulista (Serra do Mursa) e Franco da Rocha também estavam na lista das áreas afetadas.
A Defesa Civil alertou para a possibilidade de chuva preta, fenômeno que ocorre quando as partículas de fumaça e poluentes das queimadas se misturam com as gotas de chuva, resultando em uma precipitação de coloração escura. O órgão recomenda que a água da chuva preta não seja utilizada, pois carrega partículas tóxicas, e que o contato com a precipitação seja evitado.
A previsão de chuva neste domingo deve melhorar a umidade do ar e reduzir o risco de novas queimadas, embora a qualidade do ar continue prejudicada até que a fuligem seja removida da atmosfera.